O setor offshore inclui tudo, desde a exploração e extração de petróleo e gás, telecomunicações e cabeamento de energia, a parques eólicos, energia das ondas e mineração de minerais offshore.
A indústria de petróleo e gás offshore está preocupada com a recuperação de petróleo bruto e gás natural do fundo do mar para atender às necessidades mundiais de energia. Envolve a instalação de plataformas, a colocação de dutos e o transporte de combustíveis. A indústria usa tecnologia e técnicas inovadoras para encontrar e extrair petróleo e gás. É preciso um esforço de equipe multidisciplinar de alta tecnologia. Engenheiros e cientistas são necessários para trabalhar em terra e no mar. Também há empregos para trabalhadores qualificados e semiqualificados. Operar todas as pessoas offshore requer o mesmo número em terra para gerenciar, apoiar e abastecê-las. A preocupação com o planeta levou a melhorias nos métodos de extração a fim de reduzir o impacto ambiental e a mais oportunidades de trabalho no fornecimento de energia renovável offshore.
QUE OPORTUNIDADES EXISTEM?
Existem três áreas principais de trabalho na indústria offshore de petróleo e gás.
- Exploração – realização de pesquisas e testes para encontrar reservas valiosas de petróleo e gás.
- Desenvolvimento de campo – decidir como extrair o combustível, estabelecer instalações de produção e perfurar poços.
- Produção e manutenção – operação e manutenção de equipamentos. Há trabalhos offshore em embarcações de apoio, plataformas e sondas e onshore em terminais de manutenção de equipamentos e construção de novas plataformas. Também há oportunidades em projetos de engenharia, planejamento e gerenciamento de projetos. Alguns dos trabalhos de perfuração são descritos abaixo.
- Roustabouts fazem as tarefas básicas de trabalho, como carregar e descarregar navios de abastecimento e helicópteros e manutenção geral.
- Os estaleiradores realizam o trabalho manual da operação de perfuração.
- Torristas trabalham no alto da torre (ou torre de aço) sob a direção do perfurador.
- Os perfuradores operam o equipamento de perfuração e dirigem o trabalho da equipe de perfuração.
- Os encarregados da ferramenta supervisionam as operações e podem operar toda a plataforma de perfuração, garantindo que o trabalho corra bem e que os materiais e equipamentos estejam disponíveis. Os assistentes dos encarregados da ferramenta são geralmente graduados que estão ganhando experiência.
- Os registradores de lama são geólogos altamente treinados que estão alertas aos sinais de preciosos hidrocarbonetos durante a perfuração. As instalações offshore também precisam de operários de produção, soldadores, eletricistas, mecânicos, lojistas, médicos e cozinheiros. Também há empregos para mergulhadores na manutenção das plataformas. As embarcações da frota offshore (embarcações de construção, perfuração, sísmica, abastecimento e produção flutuante) precisam todas de oficiais de convés e engenheiros, bem como de tripulação. Algumas embarcações e plataformas podem ter centenas de pessoas a bordo, portanto, precisam de muitas instalações e serviços.
Empregos de pós-graduação
Cientistas e engenheiros trabalham principalmente em laboratórios ou escritórios em terra, mas podem passar períodos ocasionais em instalações em alto mar. Geólogos / geofísicos estudam estruturas subterrâneas usando computadores e analisando dados de pesquisas sísmicas para avaliar as perspectivas de encontrar petróleo ou gás. Eles preparam relatórios, gráficos e apresentações para a empresa contratante. Eles também podem funcionar como registradores de lama. Os engenheiros de petróleo aplicam princípios de matemática, física, química e engenharia à recuperação e processamento de hidrocarbonetos. Os engenheiros de perfuração são responsáveis pelo desenvolvimento, gerenciamento e manutenção seguros e eficientes da perfuração. Os engenheiros de reservatórios desenvolvem sistemas para garantir que cada gota de óleo seja recuperada dos reservatórios.
Os engenheiros submarinos projetam, instalam, mantêm e operam equipamentos de engenharia no fundo do mar. Poços submarinos e sistemas de processamento devem ser instalados em profundidades usando equipamentos operados remotamente. Os engenheiros de dutos estão envolvidos na instalação e manutenção de tubos rígidos e flexíveis de óleo e gás. Onde não há dutos para levar os produtos para terra, são utilizadas embarcações flutuantes de produção, armazenamento e descarga para processar o óleo dos poços e transportá-lo para dutos de exportação ou navios-tanque aliviadores. Engenheiros estruturais, arquitetos navais e gerentes de projeto projetam, planejam e gerenciam a construção, instalação, operação e manutenção de plataformas offshore e embarcações. Oficiais de convés e engenheiros operam os navios da frota offshore. Engenheiros e cientistas graduados também estão envolvidos em novos desafios, como aproveitar a energia sustentável do vento, ondas e correntes. O equipamento deve ser projetado, construído, instalado e operado de forma segura e econômica. Você pode se encontrar trabalhando em novos projetos empolgantes, como geradores de energia das ondas.
QUAIS HABILIDADES E QUALIDADES PESSOAIS VOCÊ PRECISA?
Para trabalhar offshore, você precisa de:
- estar em forma e forte (para trabalho manual)
- ser confiável, responsável e muito preocupado com a segurança
- estar preparado para trabalhar ao ar livre em todos os climas
- excelentes habilidades de trabalho em equipe
- para alguns empregos, habilidades de liderança e gerenciamento de projetos
- estar preparado para trabalhar em turnos e lidar com períodos fora de casa. Os engenheiros offshore precisam de um amplo conhecimento de engenharia, incluindo projeto estrutural, tecnologia de materiais, dinâmica de fluidos e sistemas de controle.
E SOBRE ADMISSÃO, TREINAMENTO E QUALIFICAÇÕES?
Antes de trabalhar no mar, você deve passar por um curso de sobrevivência no mar. Uma vez empregados, os trabalhadores recebem mais treinamento em segurança e, se apropriado, treinamento em combate a incêndios. A idade mínima para trabalhar em uma instalação offshore é 18 anos. O trabalho básico offshore normalmente não requer qualificações formais, mas a experiência técnica ou técnica relevante ajuda. Estão disponíveis aprendizagens avançadas para técnicos. Isso envolve cerca de 18 meses de treinamento em terra, depois dois anos de treinamento em uma instalação de petróleo e gás offshore ou onshore. Os candidatos precisam de pelo menos quatro notas GCSEs A * -C ou equivalente, incluindo inglês, matemática e uma disciplina científica / tecnológica. Os aprendizes trabalham para obter um NVQ nível 3 relevante e um HNC.
A maioria dos engenheiros e cientistas possui graduação em um ramo da engenharia, química, física, matemática, geologia ou geofísica. Para requisitos de entrada no ensino superior, consulte a página 34. É possível fazer um curso mais especializado, especialmente em nível de pós-graduação. Por exemplo, existem cursos de pós-graduação credenciados pelo IMarEST em engenharia offshore, dutos e submarina e em energias renováveis. Verifique se o curso que você está considerando é adequado para a carreira que você tem em mente. O treinamento adicional é geralmente no local de trabalho e por meio de cursos de curta duração. O status de Engenheiro e Técnico de Engenharia credenciado e incorporado está disponível para engenheiros devidamente qualificados, experientes e competentes por meio de uma série de órgãos profissionais, incluindo o IMarEST e o Instituto de Energia.
QUEM SÃO OS EMPREGADORES TÍPICOS?
Os empregadores incluem:
- empresas internacionais de petróleo e gás
- empresas envolvidas com energia renovável
- empreiteiros offshore
- consultorias de projeto de engenharia
- perfuração, manutenção e empreiteiros de serviços especializados
- firmas de analistas de lama
- fornecedores de materiais e equipamentos.
E QUANTO ÀS PERSPECTIVAS FUTURAS?
Há falta de trabalhadores qualificados na indústria. Com a experiência, habilidades e personalidade certas, a promoção é possível em todos os níveis. Por exemplo, pode levar apenas alguns anos para passar de um estaleirador a um perfurador. Os aprendizes geralmente progridem para cargos de supervisão. Engenheiros profissionais podem passar para cargos de gestão. Muitos países desejam aproveitar seus próprios suprimentos de energia, portanto, há oportunidades de trabalhar em quase qualquer lugar do mundo.