O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) tem sua atuação marcada por uma tripla frente que envolve a representação coletiva da categoria; o atendimento e prestação de serviços aos associados; e a participação ativa na formulação de propostas e no debate público voltado ao desenvolvimento socioeconômico nacional.

É nessa dinâmica que a entidade organiza suas iniciativas e atividades para bem cumprir seu papel de legítimo representante dos engenheiros em todo o Estado de São Paulo. Assim, são esses objetivos claros que norteiam desde as rotinas cotidianas de funcionamento à organização dos nossos grandes eventos.

Neste início de 2021, importantes ações já se articulam, como, por exemplo, a largada das campanhas salariais nas empresas com data-base ainda no primeiro trimestre. É o caso dos engenheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que participaram de assembleia virtual na sexta-feira (22/1) para aprovação da pauta de reivindicações.

No dia 19, duas importantes reuniões tiveram lugar. Uma teve o objetivo de promover a integração entre os representantes do SEESP no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP), propiciando a troca de experiências entre aqueles que já atuam nessa função e os que tomariam posse no dia seguinte. Obedecendo aos protocolos de segurança determinados pelas autoridades sanitárias, o encontro presencial foi fundamental para afirmar os objetivos desse trabalho realizado em defesa da engenharia e do bom profissional.

Na mesma data, teve começo o planejamento das ações do Núcleo Jovem Engenheiro, que reúne recém-formados e estudantes para a discussão voltada à empregabilidade, qualificação, inovação e também às questões voltadas a políticas públicas que dizem respeito à profissão. A proposta dessa estrutura é dar oportunidade de participação qualificada às novas gerações.

As fundamentais áreas de Cadastro, Benefícios e Parcerias, Oportunidades e Jurídico, assim como toda a estrutura do sindicato, estão aprimorando processos, especialmente adequando-os às restrições que seguem vigentes enquanto a imunização contra a Covid-19 não chega a toda a população, visando garantir o melhor atendimento aos profissionais.

Outro esforço em andamento está na nossa Comunicação, que desenvolve estratégias para alcançar de forma mais qualificada os nossos associados, o conjunto dos profissionais e a sociedade, divulgando informações úteis sobre o SEESP e as pautas da engenharia e tecnologia nacionais pelos nossos diversos veículos e redes sociais, a exemplo do jornal mensal relançado em formato digital.

Seguimos também atentos e ativos, buscando contribuir com o debate fundamental do momento que inescapavelmente passa pela saúde dos brasileiros e sua sobrevivência econômica. Unimos assim forças à luta por vacina já para todos e auxílio emergencial aos que dele precisam enquanto não superarmos a crise econômica e o alto desemprego.

Fonte: PORTOGENTE