02/03/2021

RELAÇÃO DE VAGAS NA KEMPETRO ENGENHARIA ENGENHEIRO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS Ter formação superior em engenharia, experiência em planejamento e controle físico-financeiro de empreendimentos industriais, incluindo projeto (arquitetura e engenharia), suprimento, orçamentos, construção e montagem, comissionamento e partida. Fluência em inglês, domínio de metodologias em gestão de projetos (best pratices) e conhecimento avançado em MS Project e Excel. Conhecimento dos processos de gestão de mudanças, riscos, planejamento e controle. Desejável ter conhecimento da metodologia FEL do IPA, PMI (certificado PMP). Disponibilidade para viagens. GERENTE DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS Ter formação superior em engenharia, vasta experiência em implantação e gestão de projetos industriais e comerciais. Sólido conhecimento em gestão de engenharia e nas funções de suprimento e logística, planejamento e controle físico-financeiro de projetos e obras, construção, montagem, comissionamento e pré-operação e partida. Domínio de metodologias em gestão de projetos (best practices) e conhecimento avançado em MS Project e Excel. Fluência em inglês. Desejável possuir especialização em gestão de projetos, conhecimento e experiência em Six Sigma, PDCA e outras ferramentas de qualidade e otimização de processos/operações. Noções de segurança do trabalho, conhecimento do processo de licenciamento e regularização de obras perante os órgãos governamentais. COMO SE CANDIDATAR ÀS VAGAS NA KEMPETRO ENGENHARIA Os candidatos que atendam ao perfil solicitado em uma das vagas oferecidas pela Kempetro Engenharia deverão cadastrar o currículo na plataforma de recrutamento da empresa, a partir deste link. Lembre-se de inserir informações atualizadas e sinalizar o título da vaga na qual deseja participar do processo seletivo

02/03/2021

RELAÇÃO DE VAGAS NA KEMPETRO ENGENHARIA ENGENHEIRO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS Ter formação superior em engenharia, experiência em planejamento e controle físico-financeiro de empreendimentos industriais, incluindo projeto (arquitetura e engenharia), suprimento, orçamentos, construção e montagem, comissionamento e partida. Fluência em inglês, domínio de metodologias em gestão de projetos (best pratices) e conhecimento avançado em MS Project e Excel. Conhecimento dos processos de gestão de mudanças, riscos, planejamento e controle. Desejável ter conhecimento da metodologia FEL do IPA, PMI (certificado PMP). Disponibilidade para viagens. GERENTE DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS Ter formação superior em engenharia, vasta experiência em implantação e gestão de projetos industriais e comerciais. Sólido conhecimento em gestão de engenharia e nas funções de suprimento e logística, planejamento e controle físico-financeiro de projetos e obras, construção, montagem, comissionamento e pré-operação e partida. Domínio de metodologias em gestão de projetos (best practices) e conhecimento avançado em MS Project e Excel. Fluência em inglês. Desejável possuir especialização em gestão de projetos, conhecimento e experiência em Six Sigma, PDCA e outras ferramentas de qualidade e otimização de processos/operações. Noções de segurança do trabalho, conhecimento do processo de licenciamento e regularização de obras perante os órgãos governamentais. COMO SE CANDIDATAR ÀS VAGAS NA KEMPETRO ENGENHARIA Os candidatos que atendam ao perfil solicitado em uma das vagas oferecidas pela Kempetro Engenharia deverão cadastrar o currículo na plataforma de recrutamento da empresa, a partir deste link. Lembre-se de inserir informações atualizadas e sinalizar o título da vaga na qual deseja participar do processo seletivo

24/02/2021

Em 18 de fevereiro, o rover Perseverance pousou com sucesso na cratera Jezero, em Marte. Em sua “barriga”, há o pequeno helicóptero Ingenuity, que está equipado com rotores de fibra de carbono de 1,2 m de extensão e pesa cerca de 1,8 kg. Se tudo correr bem, o Ingenuity irá se tornar o primeiro helicóptero a voar em Marte — na verdade, em qualquer outro planeta além da Terra. A construção do Ingenuity começou há seis anos, e os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, tiveram que enfrentar o desafio de construir uma aeronave leve, mas que fosse poderosa o suficiente para voar pela atmosfera de Marte, que tem apenas 1% da densidade de atmosfera terrestre. O Ingenuity é, na verdade, uma demonstração de tecnologia, ou seja, um teste com o objetivo de verificar uma nova forma de voar no Planeta Vermelho. A ideia não é realizar estudos científicos como o Perseverance vai fazer para buscar possíveis sinais de formas de vida antiga em Marte, mas sim mostrar ser possível voar por lá e coletar dados necessários para futuras gerações de aeronaves com rotores. Por enquanto, o helicóptero ainda está preso ao Perseverance para se manter protegido, e deverá ficar assim de 30 a 60 dias. Depois, ele terá um mês marciano — ou seja, 31 dias terrestres — para entrar em ação. Saiba mais sobre as tecnologias por trás do Ingenuity:   Tecnologias comerciais Como é uma demonstração de tecnologia, o JPL aceita correr um pouco mais de riscos. Apesar de ter alguns componentes mais resistentes a impactos e aos efeitos da radiação em Marte, a maior parte da tecnologia do Ingenuity é de nível comercial — o processador que o equipa, por exemplo, é um Snapdragon 801 da Qualcomm, o mesmo que é usado em alguns celulares. Isso traz algumas vantagens: por ser moderno, é até mais poderoso que os processadores do próprio rover. Além disso, o processador permitiu resolver o problema do peso: como os rotores precisam de potência, uma bateria grande para alimentá-los iria deixar o helicóptero pesado demais. Por isso, a solução foi utilizar processadores com grande eficiência energética. Navegar é preciso  O Ingenuity está equipado com um altímetro a laser para mensurar altitudes, uma câmera VGA e um IMU, dispositivo que mede a força específica de um corpo, sua taxa angular e, às vezes, a orientação. Para navegar em Marte, as formações observadas serão comparadas quadro a quadro para que a equipe possa rastrear a posição relativa do Ingenuity e, assim, definir a direção e velocidade dele, o que permite a navegação: "tudo é feito por estimativas de posição, ao contrário de memorizar formações ou criar um mapa", diz Tim Canham, líder de operações do Ingenuity. O helicóptero conta também com um inclinômetro, que vai estabelecer a inclinação do solo na decolagem, junto de uma câmera que tira fotos coloridas para fazer alguns registros quando os voos acontecerem. Para garantir que vai se manter na trajetória, o helicóptero vai usar dados dos processadores. O Ingenuity voa de forma autônoma? Sim e não. Na verdade, a equipe produz uma série de comandos, que depois é carregada na forma de um arquivo ao helicóptero para a execução: "quando queremos que o helicóptero voe, dizemos para ir, enquanto o software de guia assume e executa a decolagem, o deslocamento e o pouso", explica ele. Assim, os voos são planejados de forma bem específica, de modo que o helicóptero não tem autonomia completa, apesar de ser considerado autônomo de certa maneira. É que, quando estiver voando, o Ingenuity vai tentar se manter na trajetória desejada aí sim de forma autônoma. Como serão os voos? O Ingenuity vai ter uma janela de 30 dias para realizar sua missão, cujo objetivo principal é realizar um primeiro voo. Somente se tudo correr bem é que a equipe espera realizar manobras um pouco mais ousadas em outras tentativas de voos, como voar em círculos ou ir um pouco mais longe. Contudo, depois que se passarem os 30 dias da janela, o Perseverance vai seguir em sua missão primária; ou seja, a equipe vai ter que realizar os procedimentos neste período. O software e o sistema escolhidos Pela primeira vez, a equipe utiliza o sistema Linux por lá. A estrutura de software utilizada é a mesma que foi desenvolvida para instrumentos e satélites, e foi disponibilizada como open-source há alguns anos. Assim, tanto o sistema operacional quanto a estrutura do software de voo são open-source, e podem ser adquiridos sem custos por quem quiser usá-las em seus inventos.  

23/02/2021

Os melhores cursos de Engenharia do Brasil, sendo 90% deles com nota 4 no CPC/MEC, o que significa altíssima qualidade; as mais variadas opções na área e 72 laboratórios de ponta, além de desfrutar de empregabilidade muito alta (primeiro e segundo lugares em pesquisas como o Ranking da Folha de S. Paulo) e currículo sempre atualizado com o mercado de trabalho.  Esses são alguns dos diferenciais dos cursos de Engenharia da PUC Minas.    Os cursos, reunidos no Instituto Politécnico da PUC Minas, o Ipuc, estão com inscrições abertas para ingresso neste ano de 2021 por meio do Processo Seletivo Simplificado. São diversas opções nos vários campi e unidades da Universidade, cujas inscrições para ingresso ainda neste semestre podem ser feitas até o dia 8 de março.      O diretor do Ipuc,  professor Attenister Tarcísio Rego,  acredita que em 2022 haverá muita evolução no Brasil na área da Engenharia, contrastando com a crise em que o país está inserido desde 2016. “O país não pode ficar parado, sem energia, infraestrutura, produção”, observa. “Sem Engenharia o país fica estagnado”. De acordo com ele, a Engenharia Civil já está se recuperando no Brasil, estimulando outras áreas da economia.    “Vamos viver uma época boa a partir do segundo semestre deste ano, e quando esses alunos estiverem se formando, daqui a cinco anos, haverá mais estágios, empregos”, analisa o professor. “O profissional será muito bem aceito pelo mercado, será um profissional de sucesso”.   Cursos contam com 72 laboratórios com tecnologia de ponta     Entre os laboratórios do Ipuc, que reúne as engenharias da Universidade, destacam-se o SIMCenter, o Centro de Excelência em Simulação de Dinâmica e Segurança Ativa Veicular, com o que há de mais moderno em tecnologia. Outro destaque é o CPMEC, Centro de Pesquisa em Motores, Emissões e Combustíveis. Na Engenharia Aeronáutica, o curso dispõe de hangar real de companhia aérea, com simulador de voo.    O Ipuc também dispõe do Microscópio Eletrônico de Varredura, um equipamento de altíssimo nível, dotado de tecnologia de ponta, permitindo ampliar uma imagem em até 50 mil vezes. O professor Attenister cita também laboratórios de controle, informática e redes com sistemas e equipamentos sempre atualizados, além dos laboratórios de análise em Engenharia Química e da Engenharia de Produção.    Em seus diversos campi e unidades, são ofertados os cursos de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Energia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Aeronáutica e Engenharia de Produção, alguns em formato híbrido, com aulas presenciais e a distância. Conheça os cursos oferecidos pela faculdade de Engenharia da PUC Minas   Engenharia de Energia   Uma das boas opções é o Curso de Engenharia de Energia, ofertado no Campus Coração Eucarístico. Afinado com a atual realidade de crescente demanda energética, o curso forma profissionais habilitados ao trabalho tanto no meio acadêmico como em empresas, atuando nos ramos de projetos, consultorias, implantação de sistemas de abastecimento energético, racionalização e modernização desses sistemas.      Engenharia Civil   Já o Curso de Engenharia Civil contempla as várias áreas de atuação do engenheiro civil, que projeta e constrói edifícios, rodovias, ferrovias, pontes, viadutos, além de atuar em obras de drenagem, irrigação, saneamento urbano e rural. O Curso de Engenharia Civil é oferecido nas unidades do Barreiro, São Gabriel e Praça da Liberdade e também nos campi Coração Eucarístico e Poços de Caldas.    Engenharia Elétrica   O Curso de Engenharia Elétrica forma um bacharel responsável, entre outras áreas, pela concepção e operação da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ele concebe, projeta, constrói e realiza a montagem, operação e manutenção de instalações de energia e industriais, além dos sistemas de medição e de controle, analisando as diversas alternativas tecnológicas e de custo final dos investimentos. O Curso de Engenharia Elétrica é oferecido nos campi Coração Eucarístico, Contagem e Poços de Caldas.   Engenharia Eletrônica   Com o olhar atento para os desafios que o processo de desenvolvimento do Brasil apresenta, a PUC Minas oferece no Campus Coração Eucarístico também o Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação. O curso forma profissionais para atuar no desenvolvimento, manutenção e gerenciamento de projetos de sistemas eletroeletrônicos, de sistemas computacionais dedicados, de automação e de comunicação, com ou sem fio, voltados para as áreas industriais, comerciais e residenciais.    Engenharia Mecânica     O Curso de Engenharia Mecânica é oferecido nos campi Coração Eucarístico e Contagem e unidades Praça da Liberdade e São Gabriel. O bacharel em Engenharia Mecânica atua na área automotiva, aeronáutica, indústria de óleo e gás, mineração, siderurgia, energia, naval, projetos de equipamentos para variados setores da indústria e prestação de serviços. No Campus Coração Eucarístico o curso oferece, adicionalmente, linha de formação em Mecatrônica.   Engenharia Química   Oferecido nos turnos manhã e tarde, no Campus Coração Eucarístico, o Curso de Engenharia Química está ligado aos processos industriais em que diferentes matérias-primas são transformadas em produtos de maior interesse para a sociedade. O curso habilita profissionais para atuar na busca de soluções de problemas tecnológicos relevantes para a humanidade, direcionados a áreas vitais como água, alimentos, energia e ambiente.  Engenharia Aeronáutica   Outra opção é o Curso de Engenharia Aeronáutica na Unidade São Gabriel, que tem como objetivo a formação de profissionais que poderão atuar tanto nos setores industriais de concepção do projeto de fabricação de aeronaves, quanto na área de gestão de serviços de manutenção e inspeção e gestão aeroportuária. O curso conta com a estrutura de um hangar, com um jato executivo, simulador de voo e diversos laboratórios para testes, estudos e pesquisas, além de plataformas utilizadas na indústria.     Engenharia de Produção     Também integra o Ipuc o Curso de Engenharia de Produção, oferecido nas unidades da Praça da Liberdade e Barreiro e também nos campi Coração Eucarístico, Betim e Poços de Caldas, além da modalidade híbrida pela PUC Minas Virtual. O curso forma um profissional versátil, que pode atuar em organizações manufatureiras, de construção, nas empresas de serviços, nas instituições e empresas públicas ou no próprio empreendimento. O bacharel em Engenharia de Produção é um profissional versátil e com formação para atender às necessidades de integração entre diferentes áreas de conhecimento dentro das organizações empresariais.    As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas pela internet, através da página do Ipuc.    Mais informações sobre os cursos da PUC Minas pelo telefone (31) 3319-4444 e pelo pucminas.br.

22/02/2021

Com base no mapeamento realizado e divulgado pela empresa de engenharia e construção, o Brasil tem cerca de 70 projetos em estudo, guiados por empresas mineradoras, algo que pode render pelo menos R$ 40 bilhões de investimentos em ativos a serem construídos ou revitalizados num futuro bem próximo para a mineração brasileira. A ICSK, empresa de Engenharia e Construção da América do Sul, agora atua no mercado de mineração brasileiro, já com seu primeiro contrato assinado, autorizando trabalhos no setor e estimativas de muitos investimentos. Só neste primeiro contrato, a empresa precisa expor e aplicar seu plano estratégico para que o setor de mineração represente em torno de 50% de sua carteira de clientes aqui no Brasil, isso tudo até 2023. “O setor de mineração é o de maior interesse da ICSK no Brasil e será o maior foco de seu crescimento em 2021 e nos próximos dois anos e pretendemos aplicar investimentos nisso”, disse Robson Campos, diretor geral da ICSK no Brasil. Aplicação do plano estratégico na indústria de mineração A empresa de Engenharia e Construção deve dar início às obras de revitalização da moagem de minério de ferro já nos próximos dois anos. Robson Campos também destacou que apenas na área de cobre, existe um alto potencial para gerar cerca de R$ 5 bilhões em projetos no Brasil. “Estamos focando em projetos de cobre e de outros minérios, onde temos grande expertise na área, especialmente nas minas de cobre no Chile”, falou Robson Campos, em entrevista. Demais projetos da ICSK na indústria de construção A empresa de Engenharia e Construção já executou diversos projetos para as indústrias de cobre, ouro, prata, aço, zinco e lítio no Chile, além de ser uma das responsáveis pela idealização e execução de projetos de infraestrutura utilizados por 17 das 28 maiores mineradoras existentes em território chileno, tais como Anglo American, AMSA, Codelco e MMG.

19/02/2021

Muitos alunos se esforçam durante a graduação para ter um excelente desempenho profissional e algumas instituições reconhecem o esforço desses estudantes e realizam premiações para homenageá-los. O prêmio do Conselho regional de engenharia e agronomia do estado de São Paulo (CREA-SP) acontece anualmente, homenageando estudantes que obtiveram melhor desempenho em cursos de graduação de nível superior pleno das áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, em instituições de ensino registradas no conselho paulista. Luís Fernando de Sousa Oliveira, ex-aluno do curso de Agronomia da Universidade de Taubaté (UNITAU), foi surpreendido com um anúncio do CREA-SP, que, em virtude do seu ótimo desempenho acadêmico e profissional,decidiu premiá-lo. Devido à pandemia do novo coronavírus, não houve uma cerimônia para a entrega em mãos, e o agrônomo recebeu seu prêmio em casa. Luís conta que a conquista foi uma consequência de todo seu esforço e comprometimento com a graduação. “Eu me senti muito orgulhoso, por ter me destacado em meio a tantos outros ótimos alunos e engenheiros que se formaram em 2019. Eu só pude receber esse prêmio graças aos ótimos professores da Universidade, sou eternamente grato a eles. O que mais me deixou feliz foi poder levar o nome da UNITAU e do curso de Agronomia no meio de tantas outras instituições”, relata o ex-aluno. O agrônomo complementa dizendo que espera que o prêmio contribua na sua vida profissional, abrindo caminhos para novas oportunidades. “É um incentivo na busca de uma oportunidade no mercado. Creio que as empresas irão ver com bons olhos esse prêmio, pois poderão perceber que sou uma pessoa dedicada, esforçada e que posso contribuir com meus conhecimentos de forma positiva”, conclui. Conheça o curso de Luís Fernando e os mais de 30 cursos disponibilizados pela UNITAU. A preparação de hoje fará toda a diferença amanhã. O ensino nos une, não importa a distância Por Bianca Guimarães/ UNITAU

18/02/2021

Uma nova técnica computacional, que mescla física e inteligência artificial (IA), desenvolvida por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, promete gerar uma economia milionária ao processo de extração de petróleo dos poços do pré-sal. Além disso, a tecnologia deve proporcionar maior segurança aos procedimentos realizados nas plataformas, diminuindo o risco de acidentes ambientais nas refinarias e minimizando a emissão de CO2 na atmosfera. Os resultados obtidos no trabalho geraram um artigo que foi publicado em 2021 no Journal of Fluids Engineering, da ASME (The American Society of Mechanical Engineers), revista científica internacional. A expectativa dos cientistas é de que o novo método seja incorporado ainda este ano pela Petrobras. Atualmente, para projetar, simular e monitorar o comportamento de um novo poço de petróleo e de gás, as empresas do setor petrolífero utilizam alguns códigos computacionais da área de mecânica dos fluidos (ramo da física) a fim de prever e avaliar como o sistema está operando. No entanto, de acordo com o professor responsável pela pesquisa, Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez, do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) da EESC, essas ferramentas possuem limitações. “Utilizam-se, na verdade, expressões matemáticas simplificadas, que não são capazes de prever todas as variáveis de produção que existem na prática, como diferentes tipos de petróleo, presença de gás, condições severas de pressão e temperatura e escoamentos multifásicos”, afirma o docente. Com o objetivo de preencher essas lacunas, uma equipe de cientistas comandada pelo professor desenvolveu uma técnica que une as leis da mecânica dos fluídos ao aprendizado de máquinas (área da inteligência artificial). “O uso de aprendizado de máquina na área de produção de petróleo e gás viria para auxiliar os códigos computacionais já existentes permitindo uma resposta mais precisa, abrangente e segura do sistema. Dessa forma, seria possível avaliar com maior exatidão as condições de produção de petróleo e de gás a quilômetros de profundidade e informar a tempo o operador da plataforma caso algo anormal ocorra. Nossa técnica poderia ser utilizada tanto para a elaboração do projeto quanto para o monitoramento e operação da plataforma em funcionamento”, completa. Eficiência produtiva - De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), o pré-sal contribuirá com 77% da produção de petróleo e aproximadamente 80% da produção de gás natural do país em 2029, com investimentos que podem chegar a R$ 1,8 trilhão até lá. Para que esses valores aportados possam ser revertidos em lucros cada vez maiores, os projetos de novos poços no pré-sal devem ser mais precisos e eficientes. Segundo Rodriguez, com a nova técnica desenvolvida será possível gerar uma economia milionária ao trabalho de extração de petróleo. “Você consegue idealizar melhor um poço, fazer um projeto mais otimizado, reduzindo despesas de capital, o famoso CAPEX (capital expenditure), e custos operacionais, o OPEX (operational expenditure). Nós estamos falando de uma economia de milhões e milhões de dólares”, revela. O cientista explica ainda que, com método desenvolvido, os preços dos produtos derivados do petróleo poderão ter uma variação menor, já que sua produção pelas petrolíferas ficará mais estável, protegendo as empresas de surpresas do mercado, como a que ocorreu recentemente com a pandemia de COVID-19, que derrubou o preço do barril de petróleo. A utilização de um modelo híbrido que alia princípios da inteligência artificial com fundamentos da mecânica dos fluidos é fundamental para o funcionamento mais eficiente do sistema de controle das plataformas. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC, André Mendes Quintino explica que utilizar somente o aprendizado de máquinas nesse processo demandaria um banco de dados enorme, que muitas vezes não está disponível para aplicações na engenharia. Por conta disso, os modelos físicos são importantes para suprir essa demanda por informações: “Você utiliza um banco de dados experimentais, obtido a partir de um trabalho em campo ou de um laboratório, juntamente com equações físicas do seu fenômeno. Isso resulta numa previsão mais precisa e que demanda um número bem menor de dados”, explica o pesquisador. Menor risco de acidentes - Por possibilitar um monitoramento mais eficiente dos poços de petróleo, a tecnologia desenvolvida na USP também deve reduzir o risco de acidentes ambientais nas plataformas onde são feitas as extrações. “A partir do momento em que há um monitoramento mais adequado do seu processo de produção, você tem mais controle e, consequentemente, mais segurança no processo. Isso é imprescindível para que você evite vazamentos de petróleo e acidentes que podem custar vidas e capital para a companhia. A função desse sistema é garantir que o escoamento do petróleo ocorra de maneira segura e com o menor consumo de energia possível”, afirma Rodriguez. Para produzir a nova tecnologia, a equipe de pesquisadores contou com um espaço especialmente equipado para esse tipo de pesquisa: o Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais (LEMI) da EESC. No local, existe uma plataforma de testes de grande porte onde é possível simular o escoamento de petróleo e gás do pré-sal, o que foi imprescindível para o sucesso do estudo. O LEMI também conta uma estrutura computacional específica para os cientistas trabalharem questões relacionadas à inteligência artificial. Com a técnica pronta, a ideia é que ela possa ser incorporada até outubro deste ano nos campos de Libra e Júpiter do pré-sal. A pesquisa foi financiada pela PETROBRAS, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

16/02/2021

Professores de todos os níveis das áreas de Engenharia e Tecnologia podem acessar gratuitamente dezenas de materiais interativos no Labozilla, plataforma criada pela Mundo Digital Interativo (MDI), empresa residente no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém. Antes voltados aos assinantes da plataforma, os recursos liberados incluem livros, materiais teóricos, exercícios interativos, simuladores e laboratórios virtuais. “Um dos fatores que motivou a criação da área do professor são os alarmantes dados da educação em Engenharia no Brasil. Muitas pesquisas apontam altos graus de evasão e dificuldades em disciplinas da área. A disponibilização desses materiais foi pensada como um instrumento para apoiar o professor nesta etapa”, afirma Manoel Sena, professor em Engenharia Mecânica  e sócio-fundador da MDI. Os recursos podem ser utilizados tanto em aulas presenciais quanto em remotas, com eles é possível gerar atividades e acompanhar o desempenho dos estudantes. “O uso de laboratórios virtuais permite ao estudante ou ao engenheiro a criação de diferentes cenários de aplicação dos conteúdos estudados nos cursos, de forma rápida e fácil. O professor escolhe um simulador, cria uma tarefa e envia o link aos estudantes, em seguida é possível acompanhar o desempenho da turma”, explica o educador. Além do apoio nas ferramentas de ensino e aprendizagem, o espaço do professor permite a criação de uma comunidade colaborativa na área de Engenharia. "Os professores podem criar uma atividade utilizando simulação computacional e torná-la pública para outros professores, desta forma, as boas práticas e materiais de qualidade tomam uma proporção ampla, atingindo mais estudantes. Além dos nossos simuladores e materiais interativos disponibilizados, também temos uma série de conteúdos abertos neste espaço, permitindo o estabelecimento de um repositório digital voltado para as engenharias”, complementa Manoel. Para fazer o cadastro como professor, é preciso acessar o link https://www.labozilla.com.br/p/prof. A partir disso, é possível criar turmas, atividades e definir as instruções de manipulação dos recursos educacionais.

12/02/2021

A construção civil é um dos setores mais importantes da economia brasileira com previsão de crescimento de 4% de seu PIB em 2021. E ser um especialista é de grande importância para estar em conformidade com o mercado atual, para que este profissional esteja atendendo todas as necessidades do mercado e mostrando a importância dos projetos de engenharia civil para o perfeito funcionamento de uma construção. Ubirajara Jacques é um engenheiro civil, com pós-graduação em Sistemas Prediais e que atua no ramo há mais de 10 anos. Com apenas 30 anos de idade, o engenheiro já se tornou uma das principais referências em elaboração de projetos de engenharia no Brasil. É dono de um escritório de engenharia em Belo Horizonte, onde realiza projetos estrutural, elétrico, hidrossanitário, telecomunicação, SPDA, gás, incêndio e ar-condicionado. Ao longo dos últimos anos ele já realizou mais de 500 projetos em todo o Brasil, tendo participado de grandes obras. Uma destas foi uma das maiores construções realizadas na cidade de Belo Horizonte no século 21. Trata-se de um shopping center de grande porte. Questionado sobre seu maior objetivo dentro do seu trabalho, o engenheiro conta que deseja que as pessoas possam ter moradias dignas e seguras. "Quero poder contribuir para a melhoria das construções novas e existentes, para que a sociedade possa ter moradias que sejam seguras e que não apresentem problemas por falta de projetos de engenharia. Sabemos, por exemplo, que a falta de um bom projeto estrutural pode causar o desabamento de uma estrutura", completa. Ubirajara fala sobre a importância de se planejar antes de iniciar qualquer coisa, lição esta que leva para sua vida pessoal. Os projetos de engenharia podem ser um exemplo de planejamento que antecede a construção de uma obra. Quanto mais tempo se planeja nesta etapa, melhor será. Segundo ele, é nesta fase que se tomam as decisões que trazem maior repercussão nos custos, velocidade de execução e qualidade da obra. Diversos estudos apontam os projetos como responsáveis por mais da metade das patologias que ocorrem nas obras, enfatizando sua importância para que não ocorram erros no futuro, como, por exemplo, a ciclovia Tim Maia. Nos últimos meses o engenheiro tem recebido uma grande atenção por conta de suas redes sociais e é constantemente procurado pelas maiores empresas do Brasil para elaborar projetos de engenharia e prestar consultorias na execução de obras complexas. Seu maior público são pessoas que procuram orientações para sanar algum problema em suas moradias e profissionais da construção civil que querem viabilizar projetos de novas construções ou querem que reformas sejam feitas de acordo com as solicitações do mercado, atendendo as normas técnicas mais modernas. Em seu Instagram com mais de 150 mil seguidores, o @engenheiro.ubirajara, Ubirajara sentiu a necessidade de falar sobre o seu trabalho quando percebeu muitos problemas que ocorriam nas edificações, prejudicando as pessoas que faziam uso destas. E notou que muitos desses problemas aconteciam por falta de projetos de engenharia e orientações técnicas. Nas suas redes sociais, além de falar desses problemas, o engenheiro gosta de trazer novos conteúdos e inovações tecnológicas relacionadas à engenharia que podem trazer melhorias e qualidade de vida. Ubirajara acredita na importância extrema dos projetos de engenharia na hora de construir ou reformar, pois muitas construções antigas, por exemplo, foram construídas sem projetos. A falta destes traz grandes problemas para os moradores. Os problemas mais comuns são devidos à falta dos projetos estrutural, elétrico, hidrossanitário, telecomunicação, incêndio, SPDA, gás e ar-condicionado. É possível citar como exemplo a falta de projetos de telecomunicação dentro dos prédios. A falta de bons serviços de telecomunicação nas residências e empresas é um assunto constantemente levantado e debatido pelos moradores nas reuniões condominiais. Muitas vezes o sinal da operadora chega até a entrada do condomínio normalmente, mas não tem como ser distribuído adequadamente para as unidades. Claramente a falta de infraestrutura dos condomínios é resultado da falta de projeto de telecomunicação. É o aspecto de maior relevância, responsável por cerca de 80% do problema, mas, teoricamente, o mais fácil de resolver, já que depende exclusivamente dos moradores. Por mais óbvio que possa parecer, a importância de fazer o projeto não é de conhecimento da maioria das pessoas. Os condomínios e residências continuam sendo construídos sem projeto de telecomunicação, provocando sempre o mesmo problema. Ubirajara conclui que para seu futuro continuará trabalhando com os projetos de engenharia e que deseja mostrar para a sociedade a importância dos seus serviços para o perfeito funcionamento de suas moradias.

11/02/2021

O Nubank anunciou nesta segunda-feira que abriu inscrições para um programa de recrutamento exclusivo para pessoas negras da área de engenharia de software. O evento, chamado de Nós Codamos, ocorre nos dias 5 e 6 de março e é aberto a profissionais de todos os níveis de experiência. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 12. Após o programa, alguns dos participantes serão contratados pela fintech. Não há, contudo, um número determinado de vagas, pois a empresa está constantemente contratando profissionais da área. A intenção é contratar o maior número possível, segundo o Nubank. Todos aqueles que se inscreverem serão convidados a participar, no primeiro dia, de uma imersão no universo de engenharia de software do Nubank com profissionais da empresa, incluindo Edward Wible, cofundador e CTO (Chief Technology Officer). Um teste de programação será realizado e os que forem aprovados participarão do segundo dia de evento, com uma avaliação técnica. O programa faz parte do compromisso de diversidade racial que o Nubank assumiu em novembro, um mês depois de ter repercutido mal uma declaração de Cristina Junqueira, cofundadora da fintech, que falou à época, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, sobre a dificuldade de contratar pessoas negras e disse que não dava para “nivelar por baixo”. No comunicado que o Nubank divulgou nesta segunda-feira para anunciar o programa, a executiva declarou que a empresa sempre soube que ter uma equipe que reflita a realidade da população brasileira é fundamental para oferecer soluções relevantes e de impacto. “Infelizmente, a tecnologia ainda é um campo de atuação em que a população negra é sub-representada. Por isso, estamos comprometidos em contribuir para mudar esse cenário e queremos acelerar a contratação de pessoas negras em nossos times”, afirma.

Mostrando 1 à 10 (de 72 encontrados)
  1. PÁGINAS:
  2. 01
  3. 02
  4. 03
  5. ...
  6. »